Inktober 2016 (terceira semana)

Olá!

Hoje volto para mostrar os resultados da terceira semana do Inktober (quer ver a primeira e a segunda? Clica aqui e aqui).

Participar do Inktober está me gerando uma série de emoções, ele já está se encaminhando para o final e ainda não sei se vou me sentir aliviada ou com saudades. Fazer um desenho por dia tem suas vantagens, pois estamos sempre treinando e nos forçando a produzir mesmo nos dias que estamos “travados”; o lado ruim é que não tenho conseguido fazer desenhos muito elaborados… a maioria dos desenhos que tenho feito são, na verdade, rascunhos.

Em todo caso, vou fazer um balanço melhor na próxima postagem, que será a última sobre esse Inktober. Por ora, esses são os resultados da terceira semana:

scan0039.jpg

scan0040.jpg

scan0042.jpg

Esse é uma releitura de Trigal com corvos, de Vincent Van Gogh. Usei caneta Posca dourada no trigal, mas não ficou tão legal quanto eu achei que ficaria. A caneta azul também começou a falhar no céu… e, no geral, não gostei do resultado. Some-se a isso o fato de eu ser apaixonada por esse quadro e, apesar de saber que é só um rascunho no meu caderninho, fiquei bem desapontada com esse desenho.

scan0043.jpg

Desse, pelo contrário, gostei bastante. A ideia inicial era fazer o fundo todo azul, mas a caneta azul, que já estava falhando no desenho anterior, não ia melhorar nesse rs.

scan0044.jpg

scan0045.jpg

A ideia original para esse desenho era pintar todos semicírculos, como os primeiros, mas se eu fizesse isso, perderia o prazo do dia… então, mais um desenho que teve de se adaptar à necessidade XD

scan0046.jpg

Todos os desenhos dessa semana foram feitos no meu caderno de rascunhos (de folhas de papel Canson 90g/m² em tamanho A6) com canetas Stabilo point 88, Stabilo Pen 68, Staedtler Triplus Fineliner, Staedtler Pigment Line 0.8, Faber-Castell Grip Finepen 0,4 e Uni Posca com ponta pincel.

 

Logo mais trarei os desenhos da última semana e o encerramento do Inktober. Se quiser acompanhar o desafio em tempo real, eu posto os resultados todos os dias no Twitter do Vinho Tinta (segue lá ;D).

 

Um abraço e até mais,

 

 

Nani

 

 

 

10 comentários em “Inktober 2016 (terceira semana)

  1. Adorei o polvo no guarda chuva! Morro de vontade de usar os marcadores da Posca, faz uma resenha? e eu sou apaixonada pelo Van Gogh! A uns bons anos atrás, fiz minha versão da pintura do quarto dele, mas meu quadro favorito mesmo é A Noite Estrelada.
    Compreendo totalmente não terminar a tempo, queria tanto ter feito minha baleia em pontilhismo mas não daria tempo! A arvorezinha (arbusto?) que você desenhou foi ~de cabeça ~mesmo ou por observação? Ficou uma graça! Me lembra um pinheiro.

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada, Ray! Eu tentei fazer algo nonsense nesse do polvo rs eu gosto muito dessas doideiras rs. Vc já postou foto da sua versão do Van Gogh? Eu gostaria de ver *.* Trigal Com Corvos é meu favorito dele, mas existe um lugar enorme no meu coração que é ocupado pela Noite Estrelada também! Essa árvore eu fiz enquanto esperava por uma aula haha, foi de cabeça, eu não sou muito boa com árvores, embora goste muito ^^ então, às vezes me atrevo XD
      Essa caneta Posca eu ganhei de presente e ainda estou me acostumando com ela rs. Não tinha pensado em fazer uma resenha, mas posso fazer sim! Obrigada pela ideia ^^. O que me chamou muito a atenção nela é a cobertura, aparentemente ela cobre qualquer coisa! Na primeira semana do inktober eu fiz um desenho num papel preto e usei ela… não aparece nada da cor do papel, só o dourado lindo e maravilhoso dela (que é bem metálico mesmo… depois de escaneado não dá mais pra ver, mas o original fica brilhante) .

      Bjos!!! :***

      Curtir

      1. Nunca cheguei a publicar o meu desenho do quadro de Van Gogh, porque fiz durante meu ensino fundamental! Eu tinha um professor que adorava ensinar matemática com pintores (sabe figuras geométricas?), foi ai que conheci o Van Gogh, e seus quadros :3

        Curtido por 1 pessoa

    1. Sim! Escaneio numa dessas multifuncionais comuns mesmo! Mas geralmente esse processo faz a cor ficar desbotada -.-‘ então corrijo o brilho, o contraste, a nitidez (especialmente quando se trata de aquarela) e as curvas no Photoshop antes de postar, para deixar o mais próximo do original possível. Idêntico nunca fica… já me conformei com isso… mas, depois das correções, fica bem próximo. Eu penso em fazer uma postagem explicando esse processo, mas, se vc se interessar, eu me lembrei de duas postagens legais sobre isso que já existem: uma da Juliana Rabelo (http://www.julianarabelo.com/como-digitalizar-aquarelas/) e uma da Mary Cagnin (http://www.marycagnin.com/2016/02/como-digitalizar-seus-desenhos.html).

      Curtido por 2 pessoas

  2. O do Van Gogh tá muito bom, as vezes pensamos que precisamos dar uns retoques nuns rascunhos, mas é aí, no rascunho que tá o acabamento final. Sempre que isso acontecer espaireça a cabeça um pouco e vc vai ver que tá bom, que tá terminado, algo que vc achava que ainda estava por fazer.
    Gostei do tom do azul do desenho do cara de óculos e do peixe verde também. Gostei muito do do van gogh q vc fez, tá bem legal.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigada! Acho que eu entendi um pouco disso que vc falou na quarta semana (logo postarei os desenhos), pq fiz alguns desenhos “rabiscadões”, com uma só cor de caneta e fiquei bem feliz com o resultado… Acho que meu problema de verdade foi só com o trigal mesmo rsrs. Na verdade não sei muito bem o que me incomoda nele… talvez eu tenha colocado expectativa demais na caneta dourada rs Mas fiquei feliz que tenha visto algo positivo nele e tenha gostado 🙂 Você é sempre muito gentil 🙂 Muito obrigada 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário