Autorretrato: Projeto Setembro

Olá!

Hoje é dia 27 de setembro: dia do meu aniversário!

Mas, ao contrário do que se espera para esse dia, não venho aqui fazer um balanço da minha vida. Talvez faça um em breve, mas, por enquanto, quero apenas apresentar um novo projeto. Quem segue o Vinho Tinta no Twitter (segue lá ;D) já desconfia do que se trata: é o Projeto Setembro.

Decidi que vou fazer um autorretrato por ano, todos em setembro, e postar aqui no blog. Na verdade é só isso. É bem simples, mas é um projeto de vida. Espero ter uns 50 retratos daqui a 50 anos… e aí penso no que fazer com eles. Por enquanto, penso apenas em me forçar a fazer esse exercício. Fazer autorretratos é muito desafiador para mim, relutei por muitos anos. Apenas nesse ano fiz o meu primeiro. Encarar a própria imagem não tão simples quanto parece e tenho fugido disso há muitos anos.

Esse projeto prescreve apenas que eu faça um autorretrato a cada setembro, mas me deixa livre quanto ao dia do mês para começar e quanto ao material a ser utilizado. Para esse ano, resolvi escolher um tamanho de papel que me deixa confortável (A4) e fazer o desenho “ao vivo” com aquarela. Simplesmente peguei um espelho, segurei com uma mão e com a outra fui direto nas tintas, à mão livre. Eu não estava usando maquiagem, não estava em um daqueles dias em que a gente se acha bonita (não estava  mesmo)… não estava nem com o cabelo penteado. Eu quis que fosse assim: o mais orgânico possível.

Não sei como serão os próximos autorretratos, pois, como eu disse, esse projeto só exige um até o fim do mês. Em todo caso, esse é o desse ano:

projeto setembro 2016 - aquarela.jpg

Para esse desenho, usei papel Canson Montval 300g/m², aquarelas Koh-I-Noor e uns pinguinhos de guache branca Talens, no brilho dos olhos.

Gostei do resultado final. Parece que eu e aquarela estamos voltando a nos conversar. Mas, o mais importante é que esse desenho me forçou a ficar olhando para mim mesma por umas três horas. Três horas olhando para detalhes do próprio rosto, com a mente focada unicamente nisso… é um senhor exercício, e não só de desenho, isso eu garanto.

 

E aí? Mais alguém quer entrar nessa empreitada comigo? Autorretrato é algo problemático para mais alguém? Conta pra gente nos comentários 😉

 

 

Até mais,

 

 

 

Nani

Anúncios

2 comentários em “Autorretrato: Projeto Setembro

  1. Nossa! Muito obrigada! Não tinha pensado no rosa da aquarela dessa maneira 🙂 Sobre essa coisa de se achar feio, grande parte da minha relutância em fazer autorretratos vinha disso. Não me acho bonita e passei boa parte do tempo dessa aquarela me achando feia… e o resto do tempo me sentindo mal por estar achando isso de mim mesma. No fim das contas… pq nos achamos feios? No meu caso, eu tenho o rosto redondo, olhos escuros, pele bronzeada (não o branco pálido das cantoras de gothic metal), olheiras…. etc etc etc… já ouvi comentários sobre esses e outros pontos que me chatearam, as atrizes, cantoras e modelos que a TV e as revistas esfregam na nossa cara todos os dias não se parecem comigo… enfim… existe toda uma conspiração para nos acharmos feios e infelizmente ela funciona =/. As pessoas não são livres pra acharem bonitas quaisquer formas que as agradem, aprendemos desde pequenos que meia dúzia de características são bonitas… as outras não. Isso é errado e cruel… e nem sempre temos força para lutar contra… Mas passar algumas horas concentrado no próprio rosto ajuda a gente a se lembrar de quem realmente é 🙂 Faça um autorretrato sim! Não precisa publicar se não se sentir confortável, mas já vale pelo exercício de reflexão 🙂

    Curtir

  2. Eu até faria um auto retrato meu, apesar de me considerar feio; já o seu autore ttrato me lembra na parte do rosto algo de rosa, uma flor, enfim ficou um a aquarela muito bonita porque você se viu assim, com leve sorriso, brilho nos olhos, você e a aquarela são lindas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s