Lista de desafios

Olá!
Quem quer ver seus desenhos melhorarem, precisa praticar bastante. Isso não é segredo, mas o complicado é manter uma rotina de desenho entre bloqueios criativos e obrigações do dia-a-dia. É realmente complicado, mas faz um tempinho que tenho tentado encontrar caminhos para praticar sempre.
Ainda quero escrever a respeito do maior bloqueio criativo que já tive e que me levou a um hiato de seis anos (SIM! SEIS ANOS!) sem desenhar. O medo de que isso possa voltar a acontecer me motiva a não parar de desenhar novamente, mas só o trauma não é o bastante. Pensando assim, para me manter ativa, criei uma lista de desafios que tem me ajudado bastante. Os desafios não devem ser um peso, mas também devem ser ignorados (senão não cumprem seu papel de motivadores).
Funciona da seguinte maneira. Em uma folha de papel, pedi para meu namorado escrever coisas a serem desenhadas, o que ele quisesse, mesmo que doida ou sem noção. Ele escreveu várias coisas, concretas (como um farol, um retrato meu…), abstratas (a loucura, a angústia…) e outras não sei nem se coloco no campo das concretas ou das abstratas (como a sexta sinfonia do Beethoven). Recortei tudo isso, dobrei e coloquei em um saquinho (para sortear). Depois pedi para ele escrever materiais, técnicas ou estilos em outra folha (como nanquim, aquarela, surrealismo…). Recortei essa folha também, dobrei e coloquei em outro saquinho. A brincadeira é tirar um papelzinho de cada saquinho (um desenho e uma técnica) e desenhar o que foi sorteado (não vale dizer que não dá, que aquele desenho não funciona com aquela técnica ou que quer sortear outra coisa) no menor tempo possível (eu faço uma estimativa a depender da técnica, pois algumas, como pontilhismo, são mais demoradas).
Eu pedi para meu namorado escrever as listas porque ele estava de bom humor, então aproveitei para terceirizar essa parte. Pensei que dessa maneira eu não teria controle algum sobre as propostas do desafio, o que o tornaria ainda maior. Mas nada impede que você mesmo faça suas listas, e quanto mais estranha melhor! A ideia é realmente tentar desenhar algo que você não pensaria se não tivesse uma mãozinha do acaso. Os resultados provavelmente serão ótimos, mas ainda que não forem, o mais importante está garantido: desenhar até mesmo naqueles dias perdidos.
Na próxima postagem eu vou colocar os desenhos dos desafios que já fiz e convido quem quiser a participar também, postando seus desafios de desenho e deixando o link nos comentários. Mas, por enquanto, só não dizer que não coloquei nenhuma foto nessa postagem, segue o desafio que está me ocupando nesta semana:
CAM00667.jpg
 Na próxima postagem eu explico tudo direitinho, mas, em linhas gerais, a ideia era criar uma danse macabre em estilo barroco.
Até mais!
Um abraço,
Nani
Anúncios

4 comentários em “Lista de desafios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s